AGRICULTURA

Campinorte sedia lançamento Estadual do plantio de soja da safra 2021/2022

por Colibrigov Última modificação 2021-10-23T16:53:09-03:00
Campinorte está localizado na área de expansão da sojicultura em Goiás.

A prefeitura de Campinorte sediou nesta sexta-feira (22/10) a abertura Estadual do Plantio de Soja – Safra 2021/2022. O evento iniciou as 14 horas, na Fazenda Três Irmãos (Família Perinelli).

Estiveram presentes produtores, técnicos, profissionais, empresários patrocinadores do agronegócio, representantes de entidades e autoridades políticas, entre elas o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Tiago Mendonça – representando o governador Ronaldo Caiado, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Sistema FAEG/SENAR) Deputado Federal José Mário Schreiner, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO)- Joel Ragagnin, Presidente da EMATER – Pedro Leonardo,  Presidente da APROSOJA – GO Joel Ragagnin, Presidente do Sindicato Rural de Campinorte - Washington Luís, autoridade eclesiástica Padre Wanderson, Secretário Municipal de Agricultura - Tharlles Ávila, Secretário Municipal de Indústria e Comércio Raphael Lopes, Secretária Municipal de Educação Fernanda Soares, os vereadores Amarildo – Presidente da Câmara, Julimar Caetano, Clébio Morais, Murilo Matheus e Ítalo Fernandes, Prefeito Municipal – Cleomar Martins.

Campinorte está localizado na área de expansão da sojicultura em Goiás. Em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada no município foi de 10 mil hectares e a produção total de 33,6 mil toneladas — crescimento de 5,3% e 17,9% em relação a 2019, respectivamente. Em toda a Região Norte do Estado, a área plantada com soja foi de 194,0 mil hectares em 2020. Ainda de acordo com o IBGE, a produção atingiu 645,0 mil toneladas no mesmo ano, movimentando cerca de R$ 878,7 milhões.

A Abertura Estadual do Plantio de Soja – Safra 2021/2022 é uma realização do Sistema Faeg Senar e da Aprosoja-GO, com apoio do Governo de Goiás, por meio da Seapa. Antes do início simbólico do plantio com as plantadeiras em campo, houve a apresentação do painel técnico “Economia, mercado e insumos: o que esperar desta safra de soja?”, com o coordenador institucional do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Leonardo Machado, presidente da Comissão de Grãos da Faeg, Ênio Fernandes, e consultor da Pátria Agronegócios, Matheus Pereira.