Governo de Campinorte dá grande passo para incentivo a cultura local

DSC00620

O Governo de Campinorte por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou na última quinta-feira (24/08) a Conferência Municipal de Cultura de Campinorte e Nova Iguaçu de Goiás com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.

Realizada no plenário da Câmara Municipal em Campinorte a conferência contou com a participação de representantes da comunidade local, representantes do Legislativo e também a participação de moradores a autoridades dos municípios de Nova Iguaçu de Goiás e também de Niquelândia.

Foi um importante espaço aberto para discussões que foram realizados em grupos em torno de seis eixos temáticos:

1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Para cada eixo, foram apresentadas propostas de relevância dentro da temática, as quais foram aprovadas na Plenária Final e encaminhadas por meio do Relatório Final ao Estado.

Na conferência, também foi realizada a eleição dos dois delegados com titular e suplente, sendo um do governamental e um da sociedade civil para participarem da 4ª Conferência Estadual de Cultura.

A conferência realizada das 8h00 às 11h00 com retorno às 13h00 até às 17h00 é um marco importantíssimo na valorização dos artistas, artesãos, escritores e demais artistas que enriquecem de maneira brilhante da cultura municipal e regional.

A Conferência Municipal também teve apoio do Comércio Local com a doação de brindes que foram doados aos artistas locais presentes.

Para finalizar um dia marcado pelo debate cultural, às 19h00 do mesmo dia, aconteceu a Audiência Pública tratar da implementação da Lei Paulo Gustavo.

Com a presença de autoridades locais e a participação da população, a audiência pública é um dos passos fundamentais no que diz ao trabalho da Gestão Municipal em informar a população sobre os trâmites a serem seguidos, prestar esclarecimentos sobre o recurso recebido pela gestão municipal e também para que a população compreenda a importância do projeto que promoverá um incentivo para realização de ações que impactam na consolidação da cultura local.

Aproximadamente 70% do montante encaminhado ao município deverá ser destinado a produções audiovisuais. “Apesar de a maior parte do recurso ser para o audiovisual, a lei é inclusiva, então qualquer outra linguagem artística pode participar também. É importante que todos os artistas se atentem que, independentemente da linguagem, eles podem fazer o audiovisual da sua arte”, explicou a Superintendente de Cultura – Dra. Andréia Dourado.

Fotos e redação por: Secretaria de Comunicação